Medicamentos
Departamento de Enfermagem
Laboratório de Fundamentos de Enfermagem
Bárbara dos Santos Crisóstomo
Administração de Medicamentos
A administração de medicamentos é um dos procedimentos mais cruciais para a enfermagem. Tão importante como ter conhecimento sobre os efeitos e reações que o medicamento pode causar, é necessário ter competência e habilidade para administrar tais medicações, passando assim para o paciente confiança e segurança, minimizando a ansiedade e aumentando assim a eficácia da medicação.
Para que sejam evitados erros ao administra medicações, deve-se conferir sempre:
Paciente certo;
Medicação certa;
Dosagem certa;
Via de administração certa;
Horário certo.
Também é de extrema importância observar a data de validade, já que medicamentos vencidos podem ser nocivos e/ou não atingirem seu real efeito.
No preparo de medicações parenterais é importante observar a presença de reações medicamentosas e ainda observar os locais corretos e de volume suportável.
Por último, vale a pena comentar a necessidade de manter uma técnica asséptica no preparo, levando em conta a importância das lavagens das mãos. E também a importância da anotação de enfermagem de reações adversas e recusa de medicações, além da checagem com identificação das medicações administradas.
Interação e incompatibilidade físico-química medicamentosa: As interações medicamentosas tem importância considerável, uma vez que estas exercem influência direta sobre o efeito farmacológico desejado. Essas interações em uma conduta terapêutica podem ser benéficas, quando a somatória dos efeitos favorece a cura ou a supressão dos sintomas indesejados; ou maléficas quando a somatória é exacerbada ou anulada por mecanismos competitivos entre os medicamentos, causando reações indesejadas ou imprevistas.
Existem três tipos de interações:
Fármacocinéticas, fármaco dinâmicas e físico químicas.