5 coisas que os gestores devem fazer
1 Nunca estar satisfeito com os resultados
2 Investir em preparação e qualificação constantemente
3 Cuidar e proteger seus funcionários
4 Estar próximo da equipe
5 Ter humildade para ouvir
São Paulo - Há oito anos, o consultor e escritor James Hunter lançava no Brasil o livro “O monge e o executivo”. Naquela época, ele nem imaginava alcançaria uma marca de mais de 3 milhões de cópias vendidas no país. Até hoje, 75% dos leitores do best-seller estão por aqui.
Hunter está em sua 23ª viagem ao Brasil e falará aos visitantes da Bienal do livro do Rio de Janeiro no próximo sábado. Por telefone, ele conversou com EXAME.com e contou que está escrevendo seu terceiro livro, uma continuação de “O monge e o executivo”. A obra deve chegar às livrarias até o final do ano. Confira as dicas dele sobre como se tornar um líder eficiente:
EXAME.com - Qual a principal diferença entre um líder e um chefe? James Hunter - Um chefe é alguém que administra, que é capaz de fazer as coisas. Ele pode planejar, orçar e resolver problemas. Mas isso não significa que ele é um bom líder. Porque um líder é alguém que consegue inspirar e influenciar pessoas à ação e à excelência. Administração é o que você faz, liderança é quem você é. A pessoa que você é que inspira.
EXAME.com- E como se tornar um líder sem ser chefe? É possível? James Hunter - Sim, com certeza! O líder tem responsabilidades. Ele tem responsabilidades por produção, qualidade, serviços ou qualquer coisa que a organização esteja produzindo. Com isso, eles têm a clara responsabilidade de impor as regras, limites, ministrar disciplina, dar às pessoas o que elas necessitam.
E já que líderes têm responsabilidades, o que eles fazem é identificar as necessidades das pessoas que estão liderando, não o que elas querem. Algumas vezes, o que elas precisam não é o que elas querem.
Então, os melhores servidores que eu conheço podem ser muito fortes: eles abraçam