Relátorio de Dureza e Têmpera
DETERMINAÇÃO DA DUREZA ROCKWELL E TRATAMENTO TÉRMICO – TÊMPERA
II Termo – Grupo 3 - Noturno
César Augusto
Vinícius Henrique
Prof. Me. Dario de Almeida Jane
Pompéia, 2014
Sumário
1.Tratamento termo-físico 3
2.1.2.Têmpera 4
2.1.3.Escala Rockwell 6
3.Materiais 10
4.Descrição do ensaio 13
5.Resultados obtidos 13
6. Comparação entre os óleos e a água 14
7.Considerações finais 15
Bibliografia 16
Objetivo
Adquirir um aço de valores maiores de dureza e resistência, após um tratamento termo-físico denominado têmpera, no qual a estrutura do reticulo cristalino do aço se modifique e vire um (TCC) tetragonal de corpo centrado intermediário entre CFC e CCC. Após um aquecimento controlado no forno e um resfriamento rápido em água, óleo ou ar.
1. Tratamento termo-físico
De acordo com Jane D. os tratamentos térmicos tem por objetivo, alterar a estrutura cristalina natural dos metais (em especial das ligas Ferro-Carbono, com percentual de Carbono variando entre 0,05% e 2,14%), e conseqüentemente suas propriedades mecânicas. Dentre tais propriedades mecânicas, podemos citar: aumento e diminuição da dureza, aumento da resistência mecânica, melhora da ductilidade e usinabilidade, etc.
Tratamentos Termo-Físico: Consistem nos processos de aquecimento do material a temperaturas que propiciam mudanças no seu retículo cristalino, permanência durante certo período nestas condições e posterior resfriamento (lento ou rápido). Pode-se então definir os tratamentos Termo-Físico, como a seqüência de processos, envolvendo: aquecimento (normalmente acima da temperatura de austenitização); manutenção da liga, nesta temperatura, até que sua estrutura cristalina se austenitize de maneira uniforme; resfriamento com velocidade controlada, de modo a obter as microestruturas desejadas. Estes três fatores citados (aquecimento, manutenção e resfriamento), são normalmente chamados de Fatores de influência