Monografias - orientações finais para redação do trabalho
1. FORMAS DE APRESENTAÇÃO
Abaixo, ratificamos as orientações quanto a formatação das monografias, lembrando:
a. Devem ser entregues ao professor, de forma total, na estrutura em que foi desenvolvida ao longo do período. Isso deverá ser feito via e-mail, como de costume, depois de todas as correções, sugeridas abaixo.
b. Alem da entrega ao professor, após feitas as correções, inclusive por um professor de lingua portuguesa, providenciar a entrega, à coordenação do estágio, de acordo com o que é exigido.
Cabe lembrar, que a estrutura geral do trabalho é:
a. Elementos pré-textuais; b. Introdução c. Capitulo descritivo (opcional) d. Referencial teórico e. Metodologia f. Desenvolvimento (apresentação e análise dos dados e informações) g. Considerações finais h. Bibliografia i. Elementos pós-textuais
2. ALGUNS LEMBRETES PARA REDAÇÃO
2.1 Introdução
a. Uma introdução, deve iniciar com uma breve contextualização do problema no cenário socioeconômico atual.
b. A seguir, descreve-se o objetivo geral do estudo;
c. Finalmente, faz-se as justificativas do estudo (sua importância - relevância) para resolver o problema e para o progresso da ciência da estudada.
d. Evite, aqui, empreender discussões mesmo que conceituais, dar opiniões, ponto de vista, fazer apologias, e muito menos, fazer conclusões ou recomendações sobre o problema.
2.2 Referencial Teórico. a. O conteúdo deste capítulo, deve ser clara e intimamente ligado à solução do problema, e cumprimento dos objetivos. Não fuja desta lógica, abordando coisas, que não estejam ligadas.
b. E um capitulo, muito objetivo e técnico. Aqui, não cabe também, discussões, pontos de vista, apologias, muito menos recomendações ou conclusões.
c. Deve ser enxuto, focado literalmente nos