Contabilidade I
1. INTRODUÇÃO 4
2. C.V.M 5
3. C.F.C 6
4. LEI 11.638/2007 x LEI 6.404/1976 7
5. USUÁRIOS DA CONTABILIDADE 10
6. RELATÓRIOS DA CONTABILIDADE OBRIGATÓRIOS 11
7. CONCLUSÃO 12
8. BIBLIOGRAFIA 13
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade fica responsável por cuidar do Patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo é permitir o estudo, o controle e a apuração de resultados diante dos fatos decorrentes dessa gestão.
A primeira finalidade da contabilidade é fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, para facilitar as tomadas de decisões por parte dos seus usuários.
As informações de ordem econômicas dizem respeito a movimentação das compras e vendas, das despesas e receitas evidenciando os lucros ou os prejuízos apurados nas transações realizadas pelas empresa. Já as informações de ordem financeira referem-se ao fluxo de caixa ( entradas e saídas de dinheiro).
2. C.V.M
A sigla CVM significa Comissão de Valores Mobiliários. É uma entidade que tem por objetivo regulamentar e fiscalizar o mercado brasileiro de valores mobiliários e informar ao público sobre quais as companhias que emitiram esses valores.
São considerados valores mobiliários: ações, debêntures, bônus de subscrição, cupons, direitos, recibos de subscrição, certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários, certificados de depósito de valores mobiliários, cédulas de debêntures, dentre outros. Também é da responsabilidade da CVM zelar pelo bom funcionamento do mercado de ações e incentivar as aplicações em ações no capital das companhias abertas.
A CVM foi criada pela Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e teve alterações pela Lei nº 10.411 de 26 de fevereiro de 2002. Toda a emissão pública de valores mobiliários só poderá ser distribuída após o prévio registro na CMV.
De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercerá