4 ANO FABULA
Lendo Fábula
Objetivo: trabalhar com as estratégias de leitura, no sentido de a criança ir tomando consciência de que o processo de ler prevê seleção, antecipação, inferência e verificação de aspectos do texto que se lê.
Desenvolvimento do trabalho
Os momentos de trabalho, a seguir, representam um modo de ler diferente, por exemplo, do que foi proposto na atividade permanente. Agora se trata de fazer uma espécie de “modelagem” das estratégias que um leitor proficiente faz para compreender o que lê. Um bom começo é acomodar as crianças de forma que se sintam confortáveis para a leitura.
1º - Compreensão e valorização da cultura escrita (Letramento);
2º - Leitura;
3º - Conhecimentos Ortográficos e Linguísticos;
4º - Produção Escrita;
5º - Oralidade.
Desenvolver as metas de ensino propostas para os cinco eixos de alfabetização e letramento;
Reconhecer e aplicar as características do gênero fábula;
Identificar as implicações do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto;
Identificar as informações implícitas e explícitas dos textos.
Tempo da Atividade
SEGUNDA – FEIRA
1º Momento - antes da leitura
Atividades cujo objetivo é trazer o repertório do leitor (seus conhecimentos prévios) para a compreensão textual, discutindo os elementos contextualizadores do texto: autor, portador, título, sumário, capas, assunto/tema, ilustrações.
1 – Mostre a capa e quarta-capa do livro em que está publicada a fábula, discutindo suas ilustrações (ou então use outro livro de fábulas, em que há essa fábula, mesmo em outra versão, ou outra fábula ainda...). Mostre também as ilustrações internas. Provavelmente, as crianças já conseguirão relacioná-las a histórias de seu repertório. Pergunte, a partir dessas primeiras indicações, se sabem o que se vai ler, nesse momento.
2 – Quando ler o título do livro, “Fábulas de Esopo”, é bem possível que muitas crianças explicitem que conhecem fábulas sim. Peça, então, que algumas contem algumas histórias que conheçam.