12 Anos de Escravidão
Chiwetel Ejiofor interpreta Solomon Northup um respeitado homem que enganado por uma oferta de trabalho é aprisionado e levado ao sul escravagista ilegalmente, sendo assim, passando os 12 anos que leva o título.
Além de uma grande atuação de Chiwetel como o principal da história temos mais grandes duas performances que merecem ser ressaltadas. Michael Fassbender (Master Epps) que interpreta o marido infeliz e alcoólatra que possui sentimentos por uma de suas escravas. Fassbender trás ao personagem a humanização de sentir algo por sua criada e ao mesmo tempo a desumanidade por precisar esconder seu sentimento de sua esposa, sendo assim, fazendo os atos mais cruéis para reprimir seus sentimentos. Lupita Nyong' o (Patsey) faz a pobre mulher que além de estar aprisionada tem que aguentar a relação de amor e ódio com seu "dono"( Fazendeiro Master Epps) e sofrer nas mãos de sua esposa Mary Epps ( Sarah Paulson).
Além de não ter grandes participações na trama, Lupita traz ao seu personagem a dose certa de fragilidade, fazendo com que todo o público foque em seu grande empenho.
“12 Anos de Escravidão” é um retrato da vida como ela era para dezenas de milhares de pessoas há menos de 200 anos atrás. À medida em que o filme termina, não há discurso, lição de moral ou vingança, apenas o retrato de uma época inconsolável.