1 TRABALHO
Materiais de Construção Civil- 6° Período Prof. Penha Lúcia Resende
Nome: Marina Cândida de Oliveira
1- Atividade avaliativa: Descrever as características de um dado material da construção civil, levando em conta os parâmetros segurança, economia e durabilidade, que possam nos auxiliar na tomada de decisão de utilizá-lo em determinada obra.
Bloco de concreto
O bloco de concreto é empregado em larga escala no Brasil. Foi o primeiro bloco a possuir uma norma brasileira para cálculo de alvenaria estrutural. Por outro lado como existem muitos fornecedores, sofre um problema de falta de qualidade. Possui boa resistência à compressão sendo a faixa de produção entre a mínima 4,5 MPa exigida pelas normas e 16 MPa. A resistência alta só é disponibilizada por algumas fábricas e o bloco é mais pesado. O Brasil já tem prédio de mais de 20 pavimentos com alvenaria estrutural de blocos de concreto. Como para as outras unidades, a parede construída com blocos de concreto desempenha as funções de estrutura e de fechamento eliminando pilares e vigas e reduzindo a utilização de armaduras e de formas.
Um bloco conforme deve oferecer qualidade e economia as edificações. Isso significa que deve apresentar: dimensões e formas adequadas, compacidade, resistência, bom acabamento geométrica, boa aparência visual sobretudo quando o projeto não prevê revestimento. Além disso, deve garantir isolamento termo-acústico. Estes parâmetros são determinantes para a qualidade dos blocos e tem seus limites estabelecidos em normas técnicas apropriadas.
Os blocos de concreto são autoportantes, porém com limitações de vãos-por não utilizar vigas e pilares-, além de dificultar reformas quanto á inserção de novas tubulações ou aberturas de vãos. É muito resistente e o desperdício causado pela quebra é muito pequeno. Se comparado ao tijolo comum e ao bloco cerâmico, rende mais, pois a mão de obra executa a alvenaria mais rapidamente, sendo que é preciso