SEMANA 1
CASO CONCRETO 1 O DIP e interdependência e cooperação entre Estados “Os Estados Unidos desistiram de apelar da decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) que deu vitória ao Brasil no processo contra as medidas antidumping aplicadas pelo governo americano na exportação de suco de laranja brasileiro. Com isso, as sobretaxas ao produto nos últimos quatro anos terão de ser retiradas em um prazo máximo de nove meses, tornando o produto novamente competitivo." Essa foi a primeira vez que os EUA desistiram de um processo na OMC antes de esgotar todas as possibilidades de apelação. O fato foi comemorado pelo Itamaraty como uma inclinação do governo americano de rever uma prática comum nas relações comerciais, o chamado "zeroing" ou "zeramento".
Com base no texto acima, retirado da página da Organização Mundial do Comércio (http://www.wto.org/spanish/news_s/news11_s/news11s.htm), discorra sobre a vertente do Direito Internacional que se ocupa da relação jurídica apresentada, seu objeto e a relevância da questão na contemporaneidade.
R= A resolução de conflitos é uma estrutura jurídica que vai criar direitos e deveres recíprocos ,o se observa com clareza nos dias atuais é que grande numero de Estados se unem a outros para satisfação de interesses estritamente particulares, ou seja o mesmo interesse e motivos diferentes, firmando acordos, essas instituições foram criadas depois da segunda guerra mundial para controlar ,criando normas efetivas para controlar essa regulação mundial .A globalização hoje veio diminuir as fronteiras devido o avanço tecnológico ocorrendo assim uma transformação no mundo de uma forma instantânea havendo um movimento chamado de transcultural CASO CONCRETO 2 O DIPRI e a globalização. Convenção de Direito Internacional Privado de Haia Uma organização mun dial... Com mais de 60 Estados membros representando todos os continentes, a Conferência de Haia de Direito Internacional Privado é uma organização