1 procedimento acidos e bases 1
Do tubo inicial de HCl, utilizando uma pipeta, foi adicionado em um novo tubo 1 ml de HCl, e 9 ml de água destilada, medidos em uma proveta. Desta solução foi retirado mais um ml e depositado em um novo tubo, novamente 9 ml de água foram adicionados. Este procedimento se repetiu mais três vezes, totalizando cinco tubos de ensaio, cada um com sua respectiva solução. Os tubos foram divididos e identificados em A , B , C , D e E da amostra A o procedimento de diluição se deu novamente, porem agora utilizando mais três tubos. Esse procedimento se deu para B, C, D e E também. Assim utilizando um total de quinze tubos de ensaio. Divididos respectivamente em A1, A2, A3. B1,B2,B3. C1,C2,C3. D1,D2,D3. E1,E2,E3. Desta forma soluções ácidas estavam preparadas.
Na primeira série que corresponde a: A1 até B2, foram adicionadas duas gotas de Azul de bromotimol, em cada um dos cinco tubos. Na segunda série que compreende entre: B3 até D1, adicionou-se 2 gotas de alaranjado de metila, em cada um dos tubos compreendidos na série. Na terceira série que corresponde a: D2 até E3, adicionou-se 2 gotas da solução de repolho roxo, em todos os tubos correspondentes.
Constatamos as colorações, quanto mais ácida as soluções a coloração amarelada era predominante, quanto mais básica ou menos ácida a coloração verde era a mais predominante. A1- rosa, A2-vermelho, A3-amarelo claro, B1-rosa mais clara, B2-vermelho alaranjado, B3-amarelo mais claro, C1-rosa levemente ,C2-laranja ,C3-amarelo mais claro, D1-translúcida, D2-amarelo ,D3- verde claro, E1-translúcida, E2-amarelo, E3-verde escuro.
Assim o mesmo procedimento foi utilizado para constatarmos agora o PH do meio