Jogo Da Mistica E Da Simbologia
Primeiro passo: Apresentação do jogo. Explicação sobre o que será feito.
Na IV secção a simbologia está muito direccionada para a introspecção, para a meditação sobre o nosso “Eu”. O objectivo do Caminheiro é ser á imagem do Homem
Novo... Quem será o Homem Novo?
O Homem Novo é Jesus Cristo.
O ideal do Caminheirismo é: Homem Novo a Caminho de um Mundo Novo.
O valor principal do Caminheirismo é o Homem Novo.
O caminho a seguir para o alcançar é a imagem modelo do Apostolo Peregrino S. Paulo associado às Bem-Aventuranças.
Primeiro Posto
Símbolo: Vara bifurcada
Reflexão:
A Vara bifurcada é o símbolo da necessidade de fazer ou renovar constantemente as opções, quer sejam boas ou más, é a expressão das encruzilhadas do caminho, o saber optar pelo caminho correcto; sinal de q o Caminheiro se compromete a aderir continuamente ao projecto do fundador “ Deixai o Mundo um pouco melhor do que o encontraste”. Tarefa:
Fazer um labirinto, em que um dos caminhos n terá saída, e o caminho correcto seja feito com bastantes obstáculos pelo meio. O percurso deve ser feito de olhos vendados.
O objectivo do jogo:
Chamar o Caminheiro à sensibilidade das contradições da jornada, que nem sempre o trilho do bem é fácil, mas que por vezes poderemos encontrar vários atritos á sua continuidade durante a Caminhada. Por outro lado, chamar á atenção que o trilho do mal não é nem de longe a melhor opção... Acaba por ser um “beco sem saída”.
Objectos: venda, pedras, paus (tudo o que possa dificultar o caminho).
Segundo Posto
Símbolo: tenda
Reflexão: A tenda é a "residência" do nómada no deserto, é sinal de prontidão para se pôr em marcha quando assim for necessário, necessidade de parar para reflectir os acontecimentos da jornada, e no que na realidade esses acontecimentos podem contribuir para a sua aprendizagem e enriquecimento pessoal. A tenda também é símbolo da vida precária do povo, é onde Deus vive connosco e também podemos ouvir a Palavra.
(falar no deserto e