Relatório de química - ácidos e bases
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol e papel indicador universal. Alguns indicadores indicam até mesmo o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) das substâncias. Este grau é chamado do pH (produto hidrogeniônico) que mede a quantidade do cátion H+ das soluções. Existe uma escala de acidez e alcalinidade que vai de zero a quatorze. O maior número indica solução alcalina (base) e o menor número indica uma solução ácida. Se o valor de pH for sete, ou seja, a metade, então a solução não é nem ácida e nem básica, ela é neutra. Quanto mais a solução se aproxima de zero, mais ácida ela é. Quanto mais a solução se aproxima do quatorze, mais básica ela é.
Considerações Teóricas
As substâncias inorgânicas se dividem em quatro grandes grupos que são conhecidos como as funções da química inorgânica. São elas: ácidos, bases, óxidos e sais.
Ácidos
Ácido é toda substância que em água produz o cátion H+. Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+. Exemplos: HCl + H2O → H+ + ClHF + H2O → H+ + FIdentifica-se um ácido com a presença de um H+ no lado esquerdo da fórmula. As principais características dos ácidos são: * Sabor azedo (em geral tóxicos e corrosivos); * Conduzem eletricidade em solução aquosa (em água);
* Reagem com carbonatos ou bicarbonatos, produz gás carbônico ocorrendo uma efervescência; * Mudam a cor de certas substâncias (indicadores ácido-base).
Utilidade
* Ácido sulfúrico (H2SO4) – produto químico mais utilizado na indústria, por isso o consumo de ácido sulfúrico mede o desenvolvimento industrial