Relatório de química - ácido-base
RELATÓRIO
DE
OXIRREDUÇÃO
INTRODUÇÃO
A transferência eletrônica baseia-se no princípio da Oxi-Redução, onde Oxidação é a perda de elétrons por um átomo e redução é o ganho de elétrons por um átomo.
Para átomos metálicos a perda e ganho de elétrons é medida pelo potencial elétrico “E°” medido em volts. Todo o átomo que perde e ganha elétrons tem seu “E°”. Chama-se de transferência eletrônica ao fenômeno que ocorre quando colocamos em contato, pelo menos dois metais diferentes, em que se observa que o metal de maior E° transfere elétrons para o metal (íon metálico) de menor E°.
A variedade de reações químicas que envolvem oxidação-redução no cotidiano é surpreendente. Calculadoras, brinquedos, lâmpadas, rádios e muitos outros objetos eletroeletrônicos utilizam pilhas alcalinas para funcionarem. Outros processos como revelação fotográfica, fotossíntese, respiração, assim como os testes de glicose na urina ou de álcool no ar expirado são outros exemplos de reações que envolvem a transferência de elétrons.
RESULTADOS
Inicialmente, pegamos 4 tubos de ensaios e 1 almofariz, em cada um deles colocamos uma pequena quantidade de zinco (uma pontinha da espátula).
No primeiro tubo de ensaio adicionamos 2 ml de HCL3, agitamos e esperamos 10 segundos para observarmos as transformações, após isso sua tonalidade ficou preto e com estado sólido, sem alteração da temperatura.
No segundo tubo de ensaio adicionamos 1 ml de ácido sulfúrico, agitamos e esperamos 10 segundos para observarmos as transformações, após isso sua temperatura aumentou, sua tonalidade ficou cinza e sua massa permaneceu com pedaços sólidos.
No terceiro tubo de ensaio adicionamos 2 ml de sulfato de cobre, agitamos e esperamos 10 segundos para observarmos as transformações, após isso sua temperatura aumentou e sua tonalidade ficou