Projeto de Monografia
1.1 Tema:
Gestão Estratégica de Custos no cultivo de soja. Um estudo de caso comparativo entre as cultivares com a tecnologia INTACTA IPRO RR e as transgênicas RR tradicionais em uma empresa rural da cidade de Ponta Porã-MS.
2. Introdução
Atualmente estamos vivenciando uma era de constantes mudanças sociais e econômicas no cenário mundial. No que diz respeito à agricultura, já há alguns anos os produtores rurais vêm presenciando estas inovações dentro do setor agrícola, principalmente a partir da implantação da biotecnologia no cultivo de soja. As plantas transgênicas são organismos modificados a partir da engenharia genética para adquirir melhores características e aumento da produtividade. As plantas transgênicas podem possuir maior resistência a pragas, doenças e a condições climáticas adversas; tolerância a herbicidas; melhoria dos compostos nutricionais; maior facilidade de processamento; melhor conservação dos frutos entre outras. ALTIERI (2012).
Para os consumidores os benefícios podem ser traduzidos em produtos com menos agrotóxicos, produtos com qualidade diferenciada, como, por exemplo, soja com óleo de melhor qualidade, soja com maior teor de açúcar, soja com melhor composição de proteínas, etc. No caso do produtor o que se espera com a tecnologia de plantas transgênicas é reduzir o custo de produção; facilitar o manejo (controle de ervas daninhas e insetos, etc.) e principalmente aumentar a produtividade e consequentemente seus ganhos econômicos. MONSANTO (2013).
Existem vários tipos de soja transgênica atualmente. A mais conhecida e cultivada comercialmente é uma planta que recebeu um gene de outro organismo capaz de torná-la tolerante ao uso de um tipo de herbicida, o glifosato, as variedades com essa característica foram denominadas de RR.
Essa novidade chegou ao campo pela primeira vez nos Estados Unidos, na safra de 1996. No ano seguinte, os agricultores argentinos também já aderiram à novidade e no