Química Acido e Bases Relatorio
A determinação da concentração exata de uma solução é realizada através de uma padronização. Antes disso, a concentração é conhecida anormalidade teórica. Já após a padronização, a concentração real da solução é definida pelo produto.
A concentração de uma solução é uma relação entre as quantidades de soluto e de solvente, ou uma relação entre as quantidades de soluto e de solução.
Em uma padronização, são utilizadas soluções padrões, podendo estas ser uma solução padrão primário ou solução padrão indireto. Para a classificação, é necessário realizar a análise do tipo de soluto presente na solução.
Os solutos de padrão primário são substâncias que, basicamente apresentam características definidas, como: ser sólido e não sublimar, possuir alto grau de pureza, é de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação, possuir alto peso molecular etc.
Ao realizar uma diluição, é correto afirmar que houve acréscimo de solvente a uma solução, diminuindo desta forma a concentração da mesma de modo que a quantidade de soluto permaneça constante.
Ao realizar uma titulação ácido-base, é possível afirmar que o intuito maior do procedimento é obter uma neutralização estequiométrica das quantidades de ambas as substâncias encontradas em solução. Para isso, é adicionada a solução-padrão (concentração conhecida de ácido ou base)- gota a gota- à uma solução-problema (cuja concentração de ácido ou base é desconhecida).
O final da reação é conhecido como ponto de equivalência, ou até mesmo de ponto final da titulação, sendo indicado pela ação de um indicador ácido-base.
Os indicadores ácido-base, são substâncias que apresentam alteração em sua cor original (viragem do indicador) quando expostos as diferenças de pH. Tem-se como exemplos comuns de utilização: a fenolftaleína e também o alaranjado de metila.
O alaranjado de metila, pode também ser utilizado na identificação da neutralização da substância. Quando adicionado à substância básica, possui coloração