Impostos
Os impostos direto são destinados taxar diretamente sendo que, o principal exemplo é o imposto de renda e riqueza. Os impostos indiretos,entretanto, são repassados do contribuinte através do Markup adicionado ao custo do produto e o reflexo deste é sentido no preço final do produto. Os impostos indireto são cobrados em todos os bens adquiridos pelo consumidor.
Os recursos arrecadados pelos governos são investidos para o bem comum e custo de bens e serviços publico, como saúde,segurança e educação.
ICMS impostos sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual,intermunicipal e de comunicação é de competência dos estados e do distrito federal,está prevista na lei complementar 87/1996 (a chamada lei Kandir alterada posteriormente pelas leis complementares 92/97,99/99 e 102/2000).
IPVA impostos sobre propriedades de veículos automotores é um imposto cobrado anualmente a todos as pessoas que possuem veículos automotores sendo carros, motos, ônibus, caminhões e aeronaves.
O dinheiro é distribuído 50% para o governo federal e os outros 50% para o estado que o veiculo é cadastro,lei nº14.260|2003 (atualizado até a lei 17.400|2012).
Pagamento Todo contribuinte deve pagar começo de ano e pagar 5% de redução no valor do imposto devido,parar pagamento no mês de Fevereiro,divide se em três contas, Janeiro, Fevereiro,Março sem desconto de 5%. Em cotar única no mês de Março sem redução.
As guias de pagamento estão disponíveis na Consulta e guia para pagamento IPVA, cessada com o nº do RENAVAM. Todo IPVA tem que está com pagamento em dia,pois se estiver atrasado por divida ser apreendido para o pátio do DETRAN e só sair com a legalização do débito total do veiculo apreendido.
IPI | EXPORTAÇÃO criado em 1979, com o