Titulações Ácido-Base
Universidade de São Paulo - Instituto de Química
Experimento Nº 9
Titulações Ácido-Base
Objetivos
Preparar um indicador ácido-base e analisar a sua ação.
Efetuar titulações com ácidos fracos ou fortes e bases fortes.
Determinar, por meio de titulações ácido-base, as concentrações de alguns ácidos analisados.
Observar as propriedades de certos equilíbrios em condições especiais, como as soluções tampão ou o efeito do íon comum.
Introdução
O experimento realizado relaciona-se com diversos casos particulares de equilíbrios químicos, como as titulações ácido-base, o uso de indicadores ácido-base para obtenção do pH de soluções, as soluções tampão, efeitos de íons comuns e características anfotéricas de substâncias.
A titulação ácido-base é baseada no princípio da neutralização entre um ácido e uma base reagindo. Por meio desse processo, é possível que se calcule a molaridade desconhecida de uma dessas substâncias, dada uma substância de concentração molar conhecida, através da medida do volume utilizado para que essa substância neutralize a outra de concentração molar desconhecida.
No processo de obtenção da concentração molar, é essencial que se conheça a estequiometria da reação. Conhecendo-se a estequiometria, pode-se encontrar a relação de número de mols que faz com que o ácido e a base se neutralizem, segundo a equação genérica: aA + bB Ss + H2O , em que A = ácido, B = base e S = sal.
O pH, potencial hidrogeniônico de uma solução, é um valor que indica indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida.. Entre os vários métodos existentes de determinação do pH de uma solução, pode-se citar o cálculo experimental, considerando-se que pH = -log [H+], em que [H+] é a concentração molar de íons H+.
Além disso, o uso de indicadores ácido-base também é eficaz nessa medida. Essas substâncias são compostos químicos adicionados em pequenas quantidades a uma