Titulações acido-base
Avaliação da adequalibilidade de indicadores para titulações ácido - base.
Introdução
Para se realizar uma titulação de ácido fraco - base forte, dispomos de vários indicadores para identificarmos o volume de viragem. O hidróxido de sódio (NaOH) vai neutralizando o ácido acético (HAc), mudando de cor aos poucos. A identificação do volume de viragem é obtida no momento em que a solução ácida muda totalmente de cor, em função de uma mudança de pH. Recomenda-se que a titulação chegue até seu ponto final. É ideal que o ponto de viragem e o ponto final estequiométrico da titulação sejam coincidentes. Portanto devemos escolher o indicador correto, pois a mudança de cor da solução a ser titulada ocorre no P.E, um pouco antes ou um pouco depois, desta forma, se o volume do ponto de ebulição for muito diferente do volume do ponto de viragem, é detectado o erro na escolha do indicador usado.
A reação envolvida ocorre da seguinte forma, tomemos como exemplo o uso do indicador Fenolftaleína. HIn H+ + In-
A Fenolftaleína em meio ácido fica incolor, com a neutralização do ácido, há adição de OH- e formação de água, o equilíbrio da reação vai para a direita para repor os íons H+ e termos a formação básica, a fenolftaleína em meio básico fica roxo, nesse momento temos o volume do ponto final da titulação.
Objetivo:
Saber qual indicador é mais adequado para cada titulação.
1
Metodologia ou Parte Experimental
Material utilizado:
* Solução titulante padronizada de NaOH 0,1 mol/L * Solução padronizada de ácido acético * Pipeta volumétrica de 10 ml * Bureta de 25 ml, suporte universal e garra para bureta. * Potenciômetro com eletrodo de vidro combinado * Tampão de pH * Soluções indicadoras