USO DE INDICADORES NA IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BÁSICAS
1906 palavras
8 páginas
ATIVIDADE PRÁTICA DE QUÍMICA ANALÍTICA IUSO DE INDICADORES NA IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BÁSICAS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
Uso de indicadores na identificação de soluções ácidas e básicas.
1 INTRODUÇÃO
Os indicadores ácido-base são substâncias que possuem a capacidade de mudar a sua cor n presença de uma base ou um ácido, por causa de suas propriedades físico-químicas. Um exemplo bem comum é a fenolftaleína que é um indicador ácido-base sintético que fica rosa em meio básico e incolor em meio ácido. Mas os indicadores também podem ser substancias naturais como o suco do repolho roxo. A mudança de cor ocorre em função do pH do meio. Ocorre também a liberação de íons que são H+ e OH- os quais estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.
O pH é o potencial hidrogeniônico, que é a concentração de íons [H+] (ou H3O+) em uma solução. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução. Isso faz com que os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e outra cor quando estão em meio básico.
A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio. Indicadores ácido-base são também usados para indicar os valores aproximados de pH.
Os indicadores são um ácido fraco ou uma base fraca que entra em equilíbrio com a sua base ou ácido conjugado, respectivamente, que apresentando assim coloração diferente. Para que ocorra a mudança de cor na qual possa ser vista a olho nu, o valor do pH tem que sofrer alteração em duas unidades do seu valor.
Além da fenolftaleína, o papel de tornassol e os indicadores universais, também são utilizados como indicadores, onde a Fenolftaleína quando usada como um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio, o papel de tornassol fica com uma coloração azul na presença