Ácidos Básicos
(Enfermagem)
Profª. Thaís
No sistema celular
• O mais importante tampão intracelular é o tampão de fosfato; como fontes, temos, por exemplo, ATP, ADP e fosfatos glicosados.
H 3 PO 4 ↔ H + + H 2 PO 4− ↔ HPO 4− 2 + 2 H + ↔ PO 4− 3 + 3 H +
• No sangue, os agentes tampão do sangue auxiliam o transporte de prótons até os órgãos excretores e são primariamente responsáveis por manter o valor de pH sanguíneo constante. Uma alta concentração de substâncias tampão do sangue garante, de um lado, a estabilidade do pH sanguíneo mesmo em cargas extremas e de outro a remoção dos prótons
“estacionados” no tecido conjuntivo. O sangue possui quatro sistemas tampão agindo simultaneamente: o agente bicarbonato e fosfato, a hemoglobina e proteínas do plasma. Muitas proteínas podem absorver e liberar prótons, em particular o anel imidazólico do aminoácido histidina. • Proteínas plasmáticas são proteínas tampão no meio extracelular.
Nos rins
• Os rins ajudam a eliminar ácidos fixos, nomeados ácidos inorgânicos como o fosfórico e sulfúrico, ácido úrico e íons de amônia. Somente 1% de prótons a ser eliminado é eliminado na forma livre. A maioria é excretado pela via renal de tamponamento. O tampão amônia/amônio responde por 60% da eliminação dos ácidos: este tampão é produzido nas células renais: pela via de degradação enzimática de glutamina (Fig. 8). O segundo tipo de tampão renal é o tampão de fosfato, que responde por 30% dos prótons:
+
H + HPO
−2
4
↔ H 2 PO
−
4
• Bicarbonato é absorvido no mesmo tempo que o H+ é eliminado.
O tampão de bicarbonato é o mais importante tampão extracelular
CO2 + H 2O ↔ H 2CO3 ↔ HCO3− + H +
• O valor de pH do tampão de bicarbonato é 6.1, abaixo do valor de pH de 7.4 no plasma. A maior capacidade de tamponamento é esperado no valor de pH de 6.1. Isto se aplica a um sistema fechado.
Entretanto, a função de tampão do bicarbonato, assim como em sistema aberto