1 Novas tendências da gestão de pessoas
Nos últimos anos a Gestão de Pessoas tem vivido grandes mudanças. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH). Nessa transição, o termo Gestão de Pessoas caracteriza as novas tendências que estão acontecendo na ARH.
Quem tem sido responsável pela excelência nas empresas é a gestão de pessoas que passou a representar a importância do fator humano em plena Era da Informação. Graças à globalização dos negócios, ao desenvolvimento tecnológico, ao grande impacto da mudança e ao forte movimento pela qualidade e produtividade, apareceu uma expressiva comprovação em algumas organizações: o que diferencia uma empresa da outra, no quesito competir, é qualidade de seus talentos. São eles que quem produzem, servem os clientes, lideram, motivam, entre outras funções, ou seja, são eles os empreendedores. É o conjunto desses talentos (pessoas) que podemos chamar de organização.
A gestão de pessoas não pode ser vista de forma isolada dos outros subsistemas de gestão que existem em qualquer organização. A noção existente entre esses subsistemas é a estratégia, porem os resultados alcançados, na maioria dos casos, depende de como as pessoas se comportam nas suas funções. Caso esse comportamento não interfira na conclusão do objetivo, provavelmente o sucesso é maior. Acredita-se que em todos os setores.
É necessário que os gestores de RH estejam atualizados sobre as ferramentas mais modernas. Precisam estar por dentro de assuntos como gestão por competências, gerencia de equipes humanas, desenho e administração de sistemas de informação eficientes, bons planos de remuneração, adaptados a cada nível. Essa é a funcionalidade dos especialistas, quanto melhor for melhor será a contribuição. É dever deles, fortalecer a capacidade dos diretores para dirigirem as equipes. O papel dos especialistas em RH não é dirigir diretamente as