Gestão de competencias
Exigências das empresas da economia global, de alinhamento de ações estratégicas às decisões vinculadas à gestão de competências.
- Nova lógica de gestão onde o homem deve interferir consciente e diretamente nos acontecimentos. Isso requer a preparação de gestores para enfrentar de modo efetivo tais exigências.
- Mudanças comportamentais, mudar velhas estruturas acomodadas e políticas viciadas
- Drásticas transformações decorrentes dos impactos da economia globalizada , dos avanços tecnológicos e da conseqüente elevação do nível de exigência dos clientes vêm afetando o mundo das organizações , exigindo a substituição da organização burocrática visando a sustentação de patamares crescentes da excelência de resultados.
2.1 A força do mecanicismo: um obstáculo à mudança e inovação.
Empresa orientada ao poder x organização orientada para tarefa.
2.2 Uma nova lógica de gestão
SLIDES
Produtividade – é uma relação de input(Competência, energia, informação e recursos) e output(Produtos e serviços).
Getão por competência
Tentativa de conciliar os interesses e objetivos do funcionário e empresa. Conceito de competência – As competências representam características possíveis de serem verificadas nas pessoas, incluindo conhecimento, habilidades e comportamentos, que viabilizam uma performance superior. Conceito de competência – Competência significa conhecimento aplicado e orientado para melhorar o desempenho do indivíduo , do grupo e da organização. As competências incluem : Conhecimento(Informações sobre um assunto de área específica); habilidade(Demonstração comportamental de expertise); Auto-imagem(as atitudes da pessoa , seus valores ou auto-imagem); traços(Disposição geral para se comportar de uma certa maneira); Motivos (Pensamentos recorrentes que conduzem ao comportamento). Características de competência: foco no resultado; capacidade de planejamento; capacidade de organização.
Vantagem