“TEORIAS PSICOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCACIONAL”
A psicanálise permitiu entender como funciona o aparelho psíquico, através do esclarecimento das três instâncias que o compõem, o Id., o Ego e o Superego, permitindo ver como são formadas e influenciadas e possibilitou que se entendesse quando a pessoa está agindo mais influenciado por uma instância do que por outra.
Entender sobre o funcionamento psíquico nos permite ver como as pessoas se relacionam em grupo e na escola, como se dá a relação professor -aluno. Se o professor agre de uma maneira extremamente liberal e confusa, se é democrático e coerente, ou se é autoritário e também como seus alunos percebem essa maneira de agir.
Quando a Psicanálise nos explica como as fases do desenvolvimento psicossexual ocorrem, compreendemos por exemplo que uma pessoa que teve dificuldades na fase oral quando houve algum excesso ou falta nessa fase, terá dificuldades em aprender uma matéria, terá dificuldades em memorizar, em integralizar, ou mesmo cometerá abusos com álcool e drogas.
Já na fase anal, quando esta não foi bem vivenciada, o indivíduo apresentará muitas d dificuldades em se adaptar no ambiente escolar, demonstrará muita insegurança e dependência dos professores. Poderá apresentar problemas como disgrafia e não conseguirá ser muito organizado e ter cuidados com a limpeza.
Entender a fase fálica e o complexo de edipo, nos permite principalmente trabalhar na escola questões como