Qualidade de vida no trabalho
Neste estudo, justifica-se o processo contínuo a valorização do ser humano e seus investimentos visando à importância da qualidade de vida para seu capital humano, pois além de proporcionar seu bem estar pessoal também traz resultados positivos tanto na produtividade quanto na competitividade da organização. O presente artigo tem como objetivo promover uma reflexão da importância do investimento da quali-dade de vida no trabalho na produtividade do colaborador. Os dados apresentados foram levantados através de pesquisa bibliográfica. O trabalho foi dividido em quatro capítulos. A introdução apresenta a origem e evolução da Qualidade de Vida no Trabalho, assim como seus principais modelos e conceitos, a partir da opinião de vários autores. O referencial teórico trata dos principais conceitos e teorias motivacionais. A análise aborda informações relativas a satisfação no trabalho. E a conclusão apresenta o estudo de caso, instrumento utilizado para o levantamento dos dados e resultados obtidos.
Palavra-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Satisfação. Produtividade.
1 INTRODUÇÃO
Hoje em dia, a valorização das pessoas é um dos motivos para as empresas começarem a investir nos programas de qualidade de vida para seu capital humano. Pois com a satisfação dos colaboradores são gerados resultados positivos como, por exemplo, a competitividade da organização em relação aos seus concorrentes, o aumento de produtividade e na redução da rotatividade de pessoal.
Além deste motivo, muitas empresas precisam de certificações como, citando um exemplo, ISO para participar de licitações ou fornecer produtos e serviços para empresas que também exigem certificados.
As organizações devem ter um ambiente em que seus colaboradores se sin-tam respeitados, reconhecidos e valorizados. As pessoas quando trabalham satisfeitas, motivadas aumentam sua produtividade e qualidade de execução de tarefas, fazen-do com que isto reflita diretamente tanto no ambiente interno quanto no