É FUNDAMENTAL TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA?
FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS – FACETEG
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
É FUNDAMENTAL TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA?
JOSÉ GILSON PEREIRA
TABIRA - PE
2013
JOSÉ GILSON PEREIRA
É FUNDAMENTAL TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA?
Projeto de Pesquisa apresentado ao professor Lucivânia Magalhães Patrício da disciplina Prática de Ensino II do Curso de Letras modalidade à distância, ministrado pela Universidade de Pernambuco, em cumprimento ás exigências da disciplina.
TABIRA – PE
2013
A produção e interpretação textual no ambiente escolar ganha força e importância com o ensino dos gêneros textuais que estão cada vez mais presentes no cotidiano do aluno, Os gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem, por este motivo, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte da vida dos alunos, lhe proporcionando participação na construção de sentido do texto efetivamente.
Quando organizamos o ensino de Língua Portuguesa devemos ter preocupação de ensinar os alunos a dominarem pelo menos um gênero textual de forma gradual e para se trabalhar o gênero escolhido procuramos utilizar as Seqüências Didáticas. Um dos gêneros escolhidos para desenvolver uma proposta de ensino na escola José Paulino de Siqueira de ensino Fundamental na cidade de Santa Terezinha-PE é o gênero reportagem. A reportagem é um gênero pertencente ao domínio do discurso jornalístico. Um dos professores de língua portuguesa da escola João Santana Gomes, matrícula 1873-9, nos explica que esse gênero textual nos possibilita maior liberdade de produção, o que torna o trabalho em sala de aula ainda mais estimulante para os alunos, já que com o fácil acesso a internet, as matérias jornalísticas ganham mais destaques. “O ensino de Língua Portuguesa tem como