Variações linguisticas
O artigo de Luzia Bueno busca analisar os Gêneros textuais: uma proposta de articulação entre leitura, escrita e análise linguística.
O artigo está dividido em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão dando ênfase à noção de gênero textual, as dimensões ensináveis de um gênero, o trabalho com gêneros na escola e exemplificações de gêneros, sendo que cada parte encontra-se inserida ao longo das 20 páginas.
Luzia Bueno, em seu artigo fala sobre o ensino de gêneros textuais, que é de fundamental importância que ele ocorra em sala de aula, pois visa instrumentar o aluno a agir em sociedade, consequentemente este ensino também ajuda o professor, dando-lhe a oportunidade de trabalhar com um objeto mais significativo que palavras ou frases soltas, como as encontradas em muitas aulas de gramática.
A autora fala da importância de se trabalhar com gêneros textuais, mas não que esteja desmerecendo o trabalho com a gramática em sala de aula e sim nos mostra que ao aderirmos à utilização dos diversos gêneros textuais em sala de aula levaremos ao aluno a uma reflexão sobre como lidar com cada gênero. Dessa forma, agindo como propõem os PCNs. Cabendo à escola tomar algumas decisões para que, ao invés de desenvolver atividades fora de contexto, às tornem mais coerentes e produtivas, utilizando textos que estão no contexto dos alunos, saindo do trabalho pedagógico de apenas usar textos do livro didático, e evidenciar, conforme Schneuwly e Dolz (1999), modelos didáticos mais concretos. Além disso, faz-se necessário que a escola deixe de trabalhar com os textos apenas como pretextos para ensinar à gramática e a ortografia.
Tomando como base o que foi visto até aqui, podemos constatar que cabe ao professor a tarefa de gerar possibilidades para que os alunos se apropriem de características discursivas e linguísticas de gêneros diversos, em situações reais, inseridas num determinado contexto. Para isso, o professor deve