Generos textuais
CAMPUS- I CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS / INGLÊS
USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA AULA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
ARAPIRACA – AL
2013
USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA AULA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado à Universidade do Estado de Alagoas – UNEAL como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Letras.
Orientadora:
ARAPIRACA/AL
2013
A Minha família, dedico tudo o que conquistei e o que conquistarei ao longo de minha vida, pelo seu amor, dedicação e paciência.
“A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação.”
ALBERT EINSTEIN
RESUMO
Este trabalho discorre sobre a temática dos gêneros textuais, a partir de um passeio pela sua origem na retórica antiga e de seu desenvolvimento até a atualidade. Trata de modo mais específico da definição e da abordagem dos gêneros em sala de aula, de que modo os professores de língua inglesa desenvolvem os trabalhos com gêneros; e, sem a pretensão de sugerir modelos, enfatiza a necessidade de esses profissionais priorizarem – inicialmente – textos que cativem os alunos, de modo a conduzi-los ao interesse pela leitura e escrita. Enfim, que o docente conceba o trabalho com gêneros textuais como um meio de desenvolver no aluno competências comunicativas; visando, com isso, à interação verbal. Esse estudo fundamenta-se nas teorias de Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004),