óleos e gorduras
Definição e exemplos (mais de 1)
Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), de origem animal ou vegetal, formados predominantemente por ésteres de triacilgliceróis, produtos resultantes da esterificação entre o glicerol e ácidos graxos.
Como é obtido/formado (a partir de que, onde, etc.).
Óleo Pode ser obtido em várias plantas ou sementes, como buriti, mamona, soja, canola, girassol, milho. As gorduras são normalmente obtidas de animais e vegetais.
Propriedades (físicas, químicas, biológicas, etc.)
Óleos e gorduras são substâncias hidrofóbicas, de origem biológica, formados predominantemente por moléculas de triacilgliceróis, as quais são ésteres constituídos de glicerol e ácidos graxos. As Propriedades físico-químicas e biológicas, dos óleos e gorduras, são Dependentes da estrutura e distribuição dos ácidos graxos presentes nas moléculas do triacilglicerol. Os óleos são líquidos á temperatura ambiente, enquanto as gorduras são solidas nas mesmas condições.
Aplicação (onde é utilizado, para que serve etc.).
Na produção do BIODIESEL, que é um derivado de óleo, com propriedades similares ao diesel (do petróleo). Para fritura de alimentos, e nas indústrias de produtos para cabelo, corpo etc.
Reciclagem (se houver), como se dá e para que serve o produto obtido
Sabão – Para fazer barras de sabão a partir do óleo de cozinha, para lavar louças.
Biodiesel - A transformação do óleo de cozinha em energia renovável começa pela filtragem, que retira todo o resíduo deixado pela fritura. Depois é removida toda a água misturada ao produto. A depender do óleo, ele passará por uma purificação química que irá retirar os últimos resíduos. Esse óleo "limpo" recebe então a adição de álcool e de uma substância catalisadora. Colocado no reator e agitado a temperaturas específicas, ele se transforma em biocombustível e após o refino pode ser usado em motores capacitados para queimá-lo.
Exemplos de produtos obtidos (caso houver)