Íons ferro e cálcio no leite
A aula prática nos proporcionou as análises qualitativas da presença de íons Ferro e Cálcio no leite. Analisamos leites enriquecidos com esses íons para a indicação da presença de cada um, onde os resultados apontaram para a presença dos mesmos.
Introdução:
A química analítica é uma ciência que pode ser empregada em vários ramos, como na medicina, na indústria, na biologia, na física, na bioquímica, dentre outros. Ela foi utilizada para a realização dos experimentos, pois tem a função de apresentar de maneira qualitativa ou quantitativa as alterações provenientes de processos químicos, devido à adição de diversos compostos em determinadas substâncias.
No laboratório, o método utilizado foi o método qualitativo, que tem como principal objetivo a identificação das espécies presentes na amostra. Então foram observadas as alterações na forma, cor ou consistência das substâncias utilizadas. Além disso, foram levadas em consideração as propriedades e reações químicas do leite, a substância analisada.
O leite é considerado um alimento complexo, pois é constituído principalmente por carboidratos, gorduras, proteínas (caseína e proteína do soro), água e sais minerais. É considerado também uma mistura homogênea com um grande número de substâncias, das quais algumas estão em emulsão (gorduras), algumas em suspensão (caseínas) e outras em solução (parte das proteínas do soro e vitaminas hidrossolúveis e sais).
Reconhecendo o leite como uma excelente fonte nutritiva, o uso das tecnologias ainda possibilita a adição de substâncias enriquecedoras para que esse alimento possa ser mais completo no fornecimento de nutrientes, no caso de pessoas que precisam de uma dieta equilibrada e que, com pouca variedade de alimentos, tenham uma alimentação rica dos mais importantes macro e micronutrientes essenciais para o desenvolvimento e manutenção do corpo.
Objetivo:
A partir disso, o objetivo da aula prática foi identificar se existia a presença de íons ferro e cálcio