Identifica O De Calcio E Ferro No Leite
CAMPUS BETIM
PRÁTICA 6 – IDENTIFICAÇÃO DE Ca2+ e Fe3+ EM AMOSTRA DE LEITE
ISABELA RODRIGUES
JÉSSICA AGUILAR
JÚLIA TAKENAKA PAULA CAROLINE
BETIM/MINAS GERAIS
2015
ISABELA RODRIGUES
JÉSSICA AGUILAR
JÚLIA TAKENAKA PAULA CAROLINE
PRÁTICA 6 – IDENTIFICAÇÃO DE Ca2+ e Fe3+ DE AMOSTRA DE LEITE
Relatório apresentado ao curso integrado de Química, disciplina de Química Analítica Qualitativa, como requisito parcial para aprovação na disciplina do 3º Módulo de 2015.
Professor: Walter Alves Durão Júnior
Betim/Minas Gerais
Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Betim
2015
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. METODOLOGIA E MATERIAIS 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
5. CONSIDERAÇÕES 9
6. REFERENCIAS 10
1. OBJETIVO
O objetivo principal dessa prática é identifica e provar a existência dos cátions de Ca2+ e Fe3+ em uma amostra de leite através de analises químicas.
A precipitação é uma das reações que estes cátions apresentam com determinados reagentes.
2. INTRODUÇÃO
O leite é uma bebida secretada pelos mamíferos, é de cor esbranquiçada e possui a função de nutrir descendentes desses animais. É produzido por células secretoras das glândulas mamarias e tem também ação imunológica para a prole, protegendo-os de micro-organismos, inflamações e toxina. (LAY-ANG, 2013)
Esta bebida está diretamente relacionada com a ingestão de cálcio e ferro pelo homem, proporcionando vigor energia e nutrição, se tornando essencial para a vida.
Estes cátions, ferro e cálcio, foram analisados qualitativamente em uma amostra de leite durante a prática evidenciada neste relatório.
Os cátions estudados são pertencentes ao grupo III e IV. O ferro se localiza no terceiro grupo aonde pode ser precipitado em contato com a amônia, em contato como hidróxidos na presença de amônia ou na presença de cloreto de amônio. Este precipitado tem aspecto gelatinoso, marrom avermelhado, insolúvel em excesso de reagente,