Teste da chama
LABORATÓRIO DE QUIMICA
Teste da chama
Bruna Tonhela
Isadora Borges
Izabela Cristina
Jessyca Novy
Jessica Caroline
Nubia Carla
Thaylla Paiva
Belo Horizonte 2012
E.E.MADRE CARMELITA
LABORATÓRIO DE QUIMICA
3ª SERIE_ENSINO MÉDIO
Experimento: Teste da Chama
Objetivo: Mostrar que cada elemento químico,quando recebe energia, emite uma luz de cor característica.
•Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas".
-Um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Logo, se este for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode ocorrer uma mudança de um nível mais baixo para outro de energia mais alta (excitação).
• O estado excitado é um estado metaestável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental.
•A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar.
• O elemento emite uma radiação característica que pode ser usada como método analítico.
•Os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados.
• O sódio, que é um componente ou contaminante comum em muitos compostos, produz uma cor amarelo intenso no teste de chama que tende a dominar sobre as outras cores. Por isso, a cor da chama geralmente é observada através de um vidro do cobalto azul para filtrar o amarelo produzido pelo sódio e permitir a visualização de cores produzidas por outros íons metálicos.
• O teste de chama apenas fornece informação qualitativa. Dados quantitativos, sobre a proporção dos elementos na amostra, podem ser obtidos por técnicas relacionadas à fotometria de chama ou espectroscopia de emissão.
No estado fundamental, de menor energia, os elétrons ocupam os níveis mais baixos de energia possíveis. Quando um átomo absorve energia de uma fonte externa, um