Ambiente econômico global - espanha
A Espanha faz parte desta comunidade, sendo a 5º maior economia da União Europeia e, 12º maior do mundo. É um país desenvolvido, com elevado padrão de vida (a Espanha possui o 23º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo). É um membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia (UE), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A economia espanhola viveu um intenso crescimento financeiro a partir da década de 90 até 2008 quando desacelerou com a Crise Econômica Internacional, onde o país foi um dos mais afetados.
O país é o 33º no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.
Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, os cinco fatores mais problemáticos nos negócios espanhóis são:
1. Acesso a financiamentos
2. Regulamentações trabalhistas restritivas
3. Burocracia Governamental Ineficiente
4. Taxas de juros
5. Força de trabalho com formação inadequada
Ao analisarmos os fatores acima dentro do cenário atual, podemos dizer que a recente recapitalização do setor bancário espanhol com a ajuda de até 100 bilhões de euros da União Europeia deve ajudar a estabilizar a confiança no mercado financeiro europeu e tranquilizar os mercados, mas a União Europeia adverte que esta ajuda não será suficiente, dentro do cenário de instabilidade que atinge a Europa, para reestabelecer por completo a crédito à população espanhola, e que serão necessárias outras ações para que a Espanha volte a crescer, ou seja, sugere que a Espanha continue com as medidas de austeridade que evitaram um desastre maior até agora.
O Relatório do Fórum Econômico Mundial que releva que a Espanha perdeu 4 posições, é uma preocupação com o aumento da taxa de