Os impactos da crise econômica de 2008 no mercado esportivo espanhol estudo de caso: barcelona e real madrid
Estudo de caso: Barcelona e Real Madrid
Area: Economia do Esporte
Assunto: Crise Econômica e o Mercado Esportivo
Tema: Os impactos da crise econômica de 2008 no mercado esportivo espanhol. Estudo de caso: Barcelona e Real Madrid.
I. Introdução
1. Apresentação
Nos últimos anos o mercado esportivo vem movimentando bilhões de dólares no mundo todo. O esporte, hoje em dia, é utilizado por empresários e empresas como um meio de enriquecimento, dadas as inúmeras maneiras de se ganhar dinheiro, seja através de patrocínios, contratos de publicidade, seja através da venda de jogadores, de bilheteria, comercialização de artigos ligados a clubes, etc.
O futebol é o esporte mundialmente mais famoso e, consequentemente, o mais rentável. A exibição de marcas em camisas de futebol, por exemplo, é um dos meios mais efetivos de se atingir uma imensa quantidade de possíveis consumidores, pois hoje em dia uma simples partida é televisionada mundialmente. Os “clubes” de futebol simplesmente deixaram de existir como tal: hoje podemos nos referir a estes clubes como verdadeiras empresas, que concorrem entre si e que possuem receitas, funcionários, consumidores (clientes), marketing, entre outras variáveis assemelhadas a uma estrutura empresarial.
Tendo em vista estas considerações, este projeto tem como propósito investigar os efeitos da crise econômica atual sobre as receitas e os negócios de clubes de futebol. Para tanto serão objeto de estudo dois grandes clubes da Espanha; o Barcelona e o Real Madrid que, além de possuírem as maiores receitas do mundo e serem os mais populares do planeta, estão situados na Espanha, país bastante castigado pela crise capitalista atual.
Esta pesquisa, em suma, vai investigar a relação entre o mundo esportivo e o mundo econômico, analisando os impactos da crise econômica nos clubes de futebol buscando as relações entre os lucros esportivos e a