Direito
LICENCIAMENTO AMBIENTAL E OS ESTUDOS AMBIENTAIS
NAVEGANTES SC
2012
ALINE SOARES VELHO CORRÊA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL E OS ESTUDOS AMBIENTAIS
Seminário apresentado como requisito parcial de nota para aprovação da Disciplina de Direito Ambiental II, do Curso de Direito da Faculdade Sinergia Sistema de Ensino.
Prof. Msc. Renato Rodrigues da
Silva.
NAVEGANTES SC
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ROL DE CATEGORIAS
Para o bom entendimento deste trabalho é importante destacar alguns conceitos operacionais:
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.
LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA (LAP)
Concedida em fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAI)
Destinada a autorizar a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO)
Autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL
É a competência atribuída ao município ouvido os órgãos competentes da União, dos Estados e do Distrito