quimica
Discente: Bruna Rafaela Vicente/ Diego Henrique/ Vinicius Theresan
Disciplina/Semestre:Química Analítica Qualitativa Experimental
Docente: Danilo Antonio Giarola/ Fernando César dos Santos
ARAPONGAS – 2014
Introdução
As reações de complexação são muito utilizadas na Química Analítica. Um dos primeiros usos dessas reações se deu na titulação de cátions. Alguns complexos são pouco solúveis e podem ser empregados em análises gravimétricas ou em titulações de precipitação. Os reagentes formadores de complexos mais úteis são os compostos orgânicos que possuem vários grupos doadores de elétrons que formam múltiplas ligações covalentes com íons metálicos. Os agentes complexantes inorgânicos são utilizados também para controlar a solubilidade e para formar espécies coloridas ou precipitadas.
A maioria dos íons metálicos reage com doadores de pares de elétrons para formar compostos de coordenação ou complexos. As espécies doadoras, ou ligantes, devem ter pelo menos um par de elétrons desemparelhados disponíveis para a formação da ligação. A água, amônia e os íons haletos são ligantes inorgânicos comuns.
“Os complexos formados por ligantes dentados são, muitas vezes, denominados quelatos, nome originário do grego, que significa a pinça do caranguejo que morde um objeto como ligante polidentado agarra o íon central.A formação de complexos quelatos e extensamente utilizada em analise química quantativa (titulações complexometricas).”A.VOGEL
O numero de ligações covalentes que o cátion tende a formar com os doadores de elétrons é o número de coordenação. Os valores típicos para os números de coordenação são 2, 4 e 6. As espécies formadas como resultado da coordenação pode ser eletricamente positivas, neutras ou negativas.
O método titula métricos baseados na formação de complexos, algumas vezes denominados métodos complexo métricos, vem sendo utilizados há dois