Índios da Amazonia
Um povo que historicamente manejou os recursos naturais, provocando poucas perturbações ambientais até a chegada dos conquistadores europeus. Embora vários tenham se envolvido com formas predatórias de exploração desses recursos deve-se reconhecer que o fizeram submetidos a pressões. Ainda se estuda a possibilidade do ambiente sustentável, uma hipótese para os índios equacionarem no futuro o domínio de terras. Reduzidos em população e sempre sujeitos a frentes de expansão económica, seguem em busca de um lugar nos projectos de futuro nos países onde sobrevivem. Estima-se que na época dos descobrimentos, 5 milhões de índios habitavam o território brasileiro. Hoje são pelo menos 350 mil índios.
Como Vivem Hoje os Índios da Amazónia?
TRIBOS ISOLADAS
Alguns povos indígenas, desde a época dos Descobrimentos, mantiveram-se afastados de todas as transformações ocorridas no País. Eles mantêm as tradições culturais de seus antepassados e sobrevivem da caça, pesca, colecta e agricultura incipiente, isolados do convívio com a sociedade nacional e com outros grupos indígenas.
Os índios isolados defendem bravamente seu território e são os verdadeiros guardiães da floresta: a sua presença é fundamental para conter o avanço da fronteira agropecuária e das acções predatórias do homem. Quando não conseguem defender mais o seu território contra os invasores dos seus domínios, recuam para regiões mais distantes, na esperança de sobreviver, escondendo-se para sempre. Apoiar estas comunidades e projectos locais é a melhor estratégia de futuro para a região.
Sabe-se que alguns factores são fundamentais para possibilitar a existência futura destes grupos. Entre eles, a demarcação das terras onde vivem e a protecção ao meio ambiente, de forma a garantir sua sobrevivência física e cultural.
SITUAÇÃO ACTUAL
"Índio: Parcela da população brasileira que apresenta problemas de inadaptação à sociedade, motivados pela conservação de costumes, hábitos ou meras lealdades que a