deslocamento de equilíbrio químico
CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU
BACHARELADO EM BIOQUÍMICA
DISCIPLINA: Química Fundamental
PROFESSORA: Vanessa J. da S. Vieira dos Santos
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Ana Paula Furtado Santos
Felipe Máximo Munayer Pablo Felipe Rodrigues
Divinópolis/MG
Julho/2014
I) INTRODUÇÃO
I.1) OBJETIVOS
Analisar os aspectos práticos do equilíbrio químico por alteração da concentração das espécies químicas envolvidas.
I.2) LEVANTAMENTO TEÓRICO
Qualquer processo que ocorra em um sistema fechado,em que não ocorra troca de matéria ou de energia com o ambiente,tende a alcançar o equilíbrio,estado no qual as características macroscópicas do sistema (pressão,coloração,temperatura,volume) não se alteram.
No equilíbrio químico a ausência de mudanças macroscópicas do sistema não sugere a interrupção completa das transformações químicas,e sim que as reações diretas e inversas continuam ocorrendo,com velocidades iguais,ou seja,o equilíbrio é dinâmico.
Partindo dessas considerações:
Quando se aumenta a concentração de um dos componentes do equilíbrio,este se desloca no sentido de consumir o reagente adicionado.Quando se diminui a concentração de um dos componentes do equilíbrio,este se desloca para repor o componente retirado.
Um dos equilíbrios mais utilizados na demonstração do deslocamento é a reação
FeCl3 + 3 NH4SCN ↔ Fe(SCN)3 + 3 NH4Cl
Uma vez que o Fe(SCN)3 é um sal solúvel de cor vermelha característica,conclui-se que deslocando-se o equilíbrio para a direita,ocorrerá a intensificação na cor vermelho sangue do meio e vice versa.
Outro equilíbrio que permite clara visualização do deslocamento é o que ocorre com os cromatos (soluções amarelas) e os dicromatos (soluções alaranjadas), em solução aquosa.Dissolvendo-se em certa quantidade de dicromato de potássio em água,ocorrerá a dissolução do sal.
K2Cr2O7 ↔ 2 K+ + Cr2O-
O ânion