aaww

3639 palavras 15 páginas
CONCEITOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO: PROBLEMAS E LIMITAÇÕES

GERUSA DE SOUZA COSTA (ge_2610@hotmail.com)
ISLÁVIA RODRIGUES (e-mail)
RENATA DE SOUZA (renata0210@terra.com.br)

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Resumo:
Este trabalho apresenta uma análise sobre o nível de entendimento de alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas de três municípios diferentes do Estado do Rio Grande do Sul: Inhacorá, Palmeiras das Missões e Santo Antonio das Missões, relacionado ao Principio de Le Chatellier referente ao assunto Equilíbrio Químico, com base em dados obtidos em uma investigação realizada a partir de um questionário. No estudo de caso, são analisadas as concepções construídas pelos alunos em relação às condições propícias para o deslocamento de equilíbrio, assim como as dificuldades encontradas pelos mesmos. Para desenvolvimento do referido trabalho foi aplicado um questionário aos alunos. Dentre os resultados destacam-se erros conceituais já esperados, pois vários trabalhos apontam deficiências no ensino do Equilíbrio Químico, como: problemas estequiométricos e de linguagem, incapacidade de resolução de problemas, adoção de estratégias didáticas incorretas, analogias utilizadas em sua didática, emprego de um raciocínio linear e seqüencial, entre outros.

Palavras-chave: deslocamento do equilíbrio, concepções de estudantes, Princípio de Le Chatellier

Introdução

As dificuldades no ensino do equilíbrio químico vêm sendo apontadas por muitos pesquisadores e autores como Maskill & Cachapuz 1989, razão pela qual nas ultimas décadas tem-se realizado trabalhos de pesquisa, a fim de identificar e compreender os possíveis problemas e propor soluções para melhorar o processo de ensino/aprendizagem.
São vários os erros conceituais apontados por pesquisadores (Maia, 2004, Cazian e Maximiano, 2010) no que diz respeito ao Equilíbrio Químico como: a grande quantidade de conceitos

Relacionados

  • Manual do programa graphmatica
    4939 palavras | 20 páginas
  • aassa
    24468 palavras | 98 páginas