equilíbrio quimico em sistemas biologicos
3. METODOLOGIA
O trabalho todo consistiu em pesquisas realizadas apenas em sites da internet. Os principais sites pesquisados foram os de universidades, periódicos, educacional e aqueles que continham vídeos. Buscou-se apenas digitar as palavras “Equilíbrio Químico” no procurador dos gerenciadores de pesquisas, tais como: Google, Yahoo e Cadê.
4. SITES - TEXTOS
4.1. Universidade de São Paulo
O site da Universidade de São Paulo (USP) trás um ótimo conteúdo sobre o estudo de
Equilíbrio Químico. Apresenta os principais aspectos das reações reversíveis, assim como, indica qual o princípio utilizado para calcular a constante de equilíbrio (Ke) e, também, refere-se à constante de equilíbrio em termos de pressões parciais (Kp) relacionando esta constante com a Ke. Demonstra os principais fatores que influenciam no deslocamento do equilíbrio, resumindo todas as alterações e os devidos resultados em uma tabela de simples compreensão. O site ainda trás um exercício resolvido para facilitar o entendimento sobre o cálculo da constante de equilíbrio.
4.1.1. Conteúdo do Site Equilíbrio Químico
Suponha uma reação no qual os reagentes dão origem aos produtos. Isso todo mundo conhece, entretanto vamos imaginar que ela não pare por aí. Vamos imaginar que agora os produtos se unam, e reagindo retornam aos primeiros reagentes. Assim o equilíbrio químico é característico de reações reversíveis, nos quais os reagentes dão origem aos produtos (reação direta) e os produtos formados reagem entre si, reconstituindo os reagentes (reação inversa).
No caso abaixo, o equilíbrio químico de um sal de cobalto I, a maior ou