Administração
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como função tratar da polêmica existente em torno da empresa familiar, expressão usada para caracterizar empresas iniciadas por pessoas com espírito empreendedor.
Considera-se, neste, que tem sua história vinculadas a uma mesma família por pelo menos duas gerações, sendo a administração da empresa menos burocrática e impessoal, o que pode tornar as decisões mais rápidas.
As empresas familiares muitas se destacam pela ousadia do espírito empreendedor.
Muitas empresas familiares se desfazem na segunda geração, tendo em vista a falta de comprometimento dos novos gestores, ousadia, entre outras, sendo que, quando encontram elementos não familiares em razão de sua experiência ou habilidade gerencial, não deixam de reservar para si suas posições hierárquicas.
Ao analisar a historia de formação de uma empresa, é possível visualizar claramente a inter-relação que a fundadora cria entre a sociedade-empresa família e os indivíduos a ela ligados, seja membros ou não da família. “Os paradigmas familiares ditados pelo fundador se estendem ao sistema consciente e estruturado (a empresa), provocando e produzindo comportamentos características de uma sociedade familiar” (Bernhoeft e Castanheira, 1995 p. 29). O fato de ter sua própria empresa oferece uma gama variada de opções não disponíveis à pessoa pertencente à classe média que trabalha para terceiros, principalmente o status e o poder.
Em contrapartida, é necessário assumir maiores responsabilidades e considerar que há alguns obstáculos.
Quando se fala em família, é preciso verificar se a família quer ajudar. Esposa e filhos normalmente têm seus próprios compromissos, e a empresa talvez não seja a prioridade para eles; É preciso, então, sincronia total e uma