DESMATAMENTO E ÍNDIOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
CAMPUS DE GUAJARÁ-MIRIM
ANDRESSA CUSTÓDIO ERPEN et. all
DESMATAMENTO E ÍNDIOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Guajará-Mirim
2013
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA – UNIR
CAMPUS DE GUAJARÁ-MIRIM
ANDRESSA CUSTÓDIO ERPEN
JOSIELEM JOILDA BATISTA COSTA
LYDIANNE DA SILVA PAIXÃO
PAULO SÉRGIO A. DE AGUIAR
ROSA TERESA BAZÁN PICININ
DESMATAMENTO E ÍNDIOS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Estudos da Fauna e Flora, como parte da avaliação referente ao oitavo período do curso de Gestão Ambiental, ministrada pelo professor Ms. Jorge Luiz Heráclito de Mattos.
Orientador: Jorge Luiz Heráclito de Mattos
Guajará-Mirim
2013
RESUMO
Este trabalho mostra a necessidade de medidas rígidas e severas sejam tomadas para o bem da nação e da vida humana, que necessita da Amazônia para amenizar o estrago feito pelo homem, e a contribuição das populações indígenas da Amazônia como administradores sustentáveis da floresta. O desmatamento no Brasil é um dos grandes problemas ecológicos enfrentados pelo país na atualidade. Várias são suas causas, e elas têm peso distinto nas diversas regiões, sendo as mais importantes a conversão das terras para a agricultura ou para a pecuária, a exploração madeireira, a grilagem de terras, a urbanização e a criação de infraestruturas como pontes, estradas e barragens. O estado do Mato Grosso é o mais atingido pelo desmatamento, seguido pelo Pará e Rondônia.
Palavras-chave:
Desmatamento; Índios; Amazônia Brasileira.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. OS IANOMÂMI DO NORTE DO BRASIL 5
2. O CAIAPÓ DO BRASIL......................................................................................................9
3. OS ACERTOS E ERROS DA CULTURA DE RODÍZIO..............................................11
4. PRODUTIVIDADE INDÍGENA NA FLORESTA