Uma análise histórica da transfiguração social e cultural dos índios da amazônia
Francisco Leno Alves Sales
Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior – FASE
RESUMO
Falar sobre os índios da Amazônia, em qualquer dos seus aspectos é aventurar-se a enfrentar questões indefinidas pela história, como a confederação ameríndia de Ajuricaba, a Cabanagem entre outras, criando todo um notável movimento social e cultural, que representa hoje um panorama surpreendente nos quadros nacionais e internacionais. Proponho-me, como é óbvio analisar resumidamente algumas considerações em torno da regressão social e cultural dos indígenas da Amazônia, sem que as minhas palavras envolvam um sentido de crítica.
Palavras-chave: Índios da Amazônia. Transfiguração. Sociedade e Cultura.
ABSTRACT
Talking about the Indians of the Amazon, in any of its aspects is venturing to address issues undefined by history, as the confederation of Amerindian Ajuricaba the Cabanagem among others, creating an entire remarkable social and cultural movement, which today represents an amazing panorama in national and international frameworks. I intend, of course examine briefly some considerations about the social and cultural regression of indigenous Amazonian without my words involve a sense of criticism.
Keywords: Indians of the Amazon. Transfiguration. Society and Culture.
HISTÓRIA DE LUTAS E GUERRAS
A história não é então um substantivo, mas um atributo de uma coletividade em desenvolvimento; não se trata apenas de registrar mudanças, mas também de levar em conta aquilo que muda. A história concebida fora de seu contexto social é como um movimento percebido sem aquilo que se move. (MANNHEIN, 1974)
Sob um olhar cultural e social dos indígenas da Amazônia, desprovido de preconceito ou critica, destacamos que os índios são o painel de nossa antropologia, e matrizes culturais e sociais.
E neste