os indios na amazonia
Prof. Leonardo Castro
Antecedentes: a Amazônia paraense antes dos europeus
Na região que abrange a atual Amazônia (que compreende 60% do território brasileiro) antes da chegada dos europeus viviam povos ameríndios que foram denominados de “índios”, termo que tem sua origem com a conquista de Cristóvão Colombo que imaginava ter chegado às Índias, na Ásia, quando “descobriu” o continente que mais tarde veio a se chamar América.
Neste momento, a população indígena não utilizava a escrita. Sua história, mitos e costumes eram transmitidos oralmente. Por esta razão, para o estudo do passado indígena do Brasil, da Amazônia e do Pará chegou até nós através de narrativas ou relatos orais, que foram transmitidos de geração a geração. Outra forma importante, e freqüentemente utilizada, para se estudar e compreender a história dos povos ameríndios que viviam na Amazônia é o estudo dos vestígios materiais que ficaram daqueles índios do passado longínquo. Através de pesquisas destes materiais pode-se comprovar a presença de grupos humanos no passado da região, e, a partir de suas análises, podemos compreender a forma de vida dos mesmos. Os estudos e análises desses vestígios são realizados por arqueólogos. Os vestígios de materiais mais comumente analisado na região são os fragmentos de cerâmica, instrumentos em pedra, gravuras e ossos humanos descobertos.
O período anterior à chegada dos europeus é comumente chamado de pré-colombiano (isto é, antes da chegada de Colombo). Os povos indígenas que vivem ainda hoje na Amazônia são descendentes dos povos pré-colombianos. As suas línguas, por exemplo, são faladas desde antes da chegada dos europeus. Estudos recentes mostram que os índios que vivem hoje na Amazônia e no Pará estão nesta região a mais de 12.000 anos.
Os primeiros grupos humanos eram caçadores e coletores que estavam organizados em pequenos grupos de famílias, morando em cavernas (ou grutas), geralmente localizadas em serras. Eles