Exemplo de Plano de Emergência
Comércio e Indústria Ltda. NORMA DE SEGURANÇA
TITULO: PLANO DE EMERGÊNCIA
EDIÇÃO
FL NO
ÂMBITO: Unidade Interlagos
24/11/01
01 de 12
1. OBJETIVO
1.1. Estabelecer diretrizes básicas para um rápido e seguro controle de situações de emergência e/ou risco iminente, bem como orientar os funcionários e visitantes, os procedimento corretos para um abandono de área.
1.2. Fornecer subsídios às equipes de emergência a fim de controlarem o mais rapidamente possível as situações de emergência, minimizando as perdas.
1.3. Orientar os serviços de rescaldo e limpeza, deixando a área sinistrada pronta para os reparos que se fizerem necessários.
1.4. Dividir e atribuir funções às equipes de emergência, brigadistas, socorristas e demais pessoas envolvidas no controle do sinistro ou situação de emergência/risco.
1.5. Otimizar os recursos humanos e materiais existentes nas dependências da empresa.
1.6. Estabelecer os procedimentos necessários para uma comunicação eficiente em situações de emergência / risco.
2. COMUNICAÇÃO DE SINISTRO OU SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA / RISCO
2.1. Comunicação durante o expediente normal
2.1.1. Qualquer situação de sinistro ou emergência, nas dependências da SANVAL Comércio e Indústria Ltda., deverá ser comunicada de imediato ao Departamento de Segurança do Trabalho através do ramal 132.
2.1.2. Não estando presente na sala o Técnico de Segurança (Coordenador de Emergência), a ocorrência deverá de imediato ser comunicada à Segurança Patrimonial através do ramal 101.
2.1.3. O Departamento de Segurança Patrimonial deverá entrar em contato imediatamente com o Técnico de Segurança via rádio ou via telefonista – ramal 9.
2.1.4. O funcionário que estiver fazendo a comunicação deverá se identificar e indicar o local exato da ocorrência.
2.1.5. Relatar o que está ocorrendo e em caso de incêndio, se possível, especificar o tipo de material que está queimando.
SANVAL
Comércio e