Plano de emergência
Estabelecer os requisitos mínimos para a elaboração, implantação, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visando proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.
Alfredo Brito
Instrutor Técnico em Emergência
Técnico em Segurança do Trabalho
Referências normativas
ABNT NBR 9077:2001 – Saídas de emergência em edifícios ABNT NBR 13434-1:2004 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico – Parte 1: Princípios de projeto ABNT NBR 13434-2:2004 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico – Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores
ABNT NBR 14023:1997 – Registro de atividades de bombeiros ABNT NBR 14276:1999 - Programa de brigada de incêndio ABNT NBR 14608:2000 – Bombeiro profissional civil
Definições
Bombeiro profissional civil: Conforme
ABNT NBR 14608.
brigada de incêndio: Conforme ABNT
NBR 14276.
Grupo de apoio: Grupo de pessoas composto por terceiros (por exemplo: pessoal de manutenção, patrimonial, telefonista, limpeza etc.) ou não, treinados e capacitados, que auxiliam na execução dos procedimentos básicos na emergência contra incêndio.
Emergência: Situação crítica e fortuita que representa perigo à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio, gerando um dano continuado que obriga a uma imediata intervenção operacional. Perigo: Situação com potencial de provocar lesões pessoais ou danos à saúde, ao meio ambiente ou ao patrimônio, ou combinação destas.
Planta: Local onde estão situadas uma ou mais edificações ou área a ser utilizada para um determinado evento ou ocupação. Ponto de encontro: local seguro e protegido dos efeitos do sinistro. População fixa: Aquela que permanece regularmente na planta, considerando-se os turnos de trabalho e a natureza da ocupação, bem como os terceiros nestas condições.
População flutuante: