Índices de Liquidez, Rentabilidade e Giro do Ativo
Utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, a capacidade de a empresa honrar seus compromissos a longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.
ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE ( ou liquidez comum)
Mostra a capacidade de pagamento da empresa a curto prazo.
ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL
Evidencia a capacidade de pagamento da empresa no Longo Prazo, considerando tudo que será convertido em dinheiro ( a Curto Prazo), relacionando-se com tudo que já foi assumido com obrigação (a Curto Prazo).
ÍNDICE DE LIQUIDEZ SECA
O Índice de Liquidez Seca tem como objetivo apresentar a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo sem levar em conta os estoques, que são considerados como elementos menos líquidos do ativo circulante. Após retirarmos os estoques do cálculo, a liquidez da empresa passa a não depender de elementos não-monetários, suprimindo a necessidade do esforço de “venda” para quitação das obrigações de curto prazo.
ÍNDICE DE LIQUIDEZ IMEDIATA
Índice de Liquidez Imediata elimina também a necessidade do esforço de “cobrança” para honrar as obrigações. Com o desenvolvimento do mercado de crédito, esse índice passou a ter pouca relevância na maior parte das empresas. Nos dias atuais, não é aconselhável manter disponibilidades muito elevadas, deixando de investir na própria atividade.
PARTICIPAÇÃO DE CAPITAL DE TERCEIROS
Este índice indica o percentual de Capital de Terceiros em relação ao Patrimônio Líquido, retratando a dependência da empresa em relação aos recursos externos.
COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO
Indica quanto da dívida total da empresa deverá ser pago a Curto Prazo, isto é, as Obrigações a Curto Prazo comparadas com as obrigações totais.
IMOBILIZAÇÃO DO PL
O índice de imobilização do PL indica quanto do Patrimônio Líquido da empresa está aplicado no Ativo Permanente, ou seja, o quanto do Ativo Permanente da empresa é financiado pelo seu Patrimônio Líquido, evidenciando, dessa forma, a maior ou menor