A importancia do brincar na educação especial
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar como se dá o processo de desenvolvimento cognitivo de crianças de 03 a 06 anos portadoras de necessidades educativas especiais na Educação Infantil. É indispensável que a atitude do professor seja a de encorajar a criança portadora de necessidades educativa especiais a buscar ele próprio suas respostas, a construir o conhecimento. Situações significativas devem ser sempre colocadas para a criança de modo que este se sinta desafiado a refletir e buscar fontes de satisfação daquela necessidade, ou formas de solucionar a situação. O trabalho do professor consiste, assim, em criar situações que venham a gerar conflitos cognitivos, que, por sua vez, desencadeiem na criança portadora de necessidades educativas especiais o processo de busca pelo equilíbrio, indispensável para a construção de novas estruturas. Além do mais, todo o trabalho pedagógico deve levar em conta que não se queimam etapas de processo de desenvolvimento e que as atividades requeridas somente têm razão de ser se vierem representar “passos dados” nesta longa caminhada.
Palavras- chave: Educação Especial, brincar, escola, lúdico, professor.
Abstract
Key Words:
INTRODUÇÃO
A criança pequena tem sido vista como um sujeito passivo e dependente porque sua aparência frágil tem o poder de causar no adulto um sentimento de proteção; entretanto, estudos e pesquisas têm mostrado uma nova visão de criança. Essa nova visão nos permite compreender seu desenvolvimento cognitivo e a forma como ela constrói seu conhecimento, entendendo-o como sujeito que, desde o nascimento, está inserida num contexto social e dele participa ativamente.
Segundo Freire (1989), a criança e uma é uma especialista em brinquedo, e nada melhor para sua aprendizagem do que lhe proporcionar atividades lúdicas, de jogo e faz de conta, que contribuem para seu processo de aquisição de estruturas cognitivas e lhe