Indicadores de Liquidez
Indicadores de liquidez tem o objetivo de avaliar a capacidade da empresa em saldar seus compromissos. Esta capacidade pode ser avaliada num longo prazo, num curto prazo ou em prazo imediato.
Os índices de liquidez não são índices que comparam as entradas com as saídas de dinheiro. São índices que a partir do confronto de ativos circulantes com as dividas procuram medir como é solida a base financeira da empresa. Uma empresa com bons índices de liquidez tem condições de ter boa capacidade de pagar suas dividas.
E muito importante que a analise da liquidez seja efetuada de forma comparativa com vários períodos, da empresa e de seus concorrentes. Desta forma será possível identificar o nível de comprometimento do capital de giro.
Os principais indicadores de liquidez são:
Imediata
Geral
Seca
Corrente
Liquidez Imediata
Este índice não é um dos índices de liquidez dos mais importantes,pois normalmente as empresas mantêm poucos valores disponíveis em caixa,bancos,e em contrapartidas, as dividas da mesma podem ter vencimento de até 360 dias
Liquidez Imediata= Disponibilidade : Passivo Circulante= Quanto maior melhor
Liquidez Geral
Com a analise deste índice é possível perceber toda a capacidade de pagamento a longo prazo,ou seja,relacionar tudo o que a empresa converterá em dinheiro(curto e longo prazo) com tudo o que assumiu de dividas(curto e longo prazo).
Liquidez Geral= Ativo Circulante+Realizável a Longo Prazo :Passivo Circulante+Exigível Longo Prazo = Quanto Maior melhor
Liquidez Seca
Este Indicador é muito útil quando necessitamos ver a capacidade de pagamento da empresa nas situações em que a empresa tem uma rotação de estoque muito baixa, e que indicara uma má gestão sobre o volume de compras de material para revenda ou industrialização.
Liquidez Seca= Ativo Circulante – Estoques :Passivo Circulante = Quanto Maior, Melhor