Indicadores de Liquidez
Os indicadores de liquidez visam descobrir se a empresa possui dinheiro suficiente para honrar suas obrigações. Suas informações são retiradas somente do balanço patrimonial. Os indicadores de liquidez são:
Índice de liquidez corrente
O índice de liquidez corrente é o melhor indicador de solvência de curto prazo, pois revela a proteção dos credores em curto prazo por ativos, onde há uma expectativa que estes possam ser convertidos em dinheiro rapidamente. A fórmula para se calcular o índice de liquidez corrente é a seguinte:
Índice de liquidez corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Como podemos notar através da fórmula, seu cálculo é feito a partir dos direitos de curto prazo da empresa, como caixa, estoques, contas a receber e as dívidas de curto prazo, como empréstimos e financiamentos. Se o resultado do índice de liquidez corrente for > 1, significa que a empresa possui meios de honrar com suas obrigações de curto prazo, demonstrando uma folga no disponível. Se o resultado for = 1, significa que os direitos e obrigações de curto prazo são iguais. Já se o resultado for < 1, a empresa poderá apresentar problemas, pois suas disponibilidades são insuficientes para honrar com suas obrigações de curto prazo.
Entretanto, apresentar um alto índice de liquidez corrente pode não ser tão bom assim, pois poderá significar que a empresa possui muito dinheiro atrelado a ativos não produtivos, como estoques que não estão sendo vendidos e se tornando obsoletos. O correto sempre é analisar os índices do setor, achando uma média para o índice de liquidez corrente. Se estiver acima da média, poderá ser uma boa notícia, mas se estiver muito abaixo da média, pode ser que a empresa esteja passando por dificuldades financeiras.
Índice de liquidez seca
A fim de resolver o problema citado acima, de que os estoques podem inflar o índice de liquidez corrente, foi criado o índice de liquidez seca, excluindo assim os estoques. Um ativo líquido é aquele que