PA 1 Analise das demonstracoes Contabeis
A análise das demonstrações financeiras envolve comparar o desempenho de uma determinada empresa com outras do mesmo ramo, além de analisar o seu passado, verificando sua evolução ao longo do tempo. Os indicadores financeiros servem para extrair informações relevantes que podem não ser tão óbvias simplesmente analisando as demonstrações financeiras de uma empresa. Eles podem ser calculados a partir do balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício e do fluxo de caixa. Ao se analisar os indicadores financeiros, o ramo da empresa sempre deverá ser levado em conta, pois algumas empresas podem apresentar índices ruins, mas não necessariamente que sua saúde esteja prejudicada. Os principais indicadores financeiros são:
Indicadores de Liquidez
Os indicadores de liquidez visam descobrir se a empresa possui dinheiro suficiente para honrar suas obrigações. Suas informações são retiradas somente do balanço patrimonial. Os indicadores de liquidez são:
O índice de liquidez corrente é o melhor indicador de solvência de curto prazo, pois revela a proteção dos credores em curto prazo por ativos, onde há uma expectativa que estes possam ser convertidos em dinheiro rapidamente. A fórmula para se calcular o índice de liquidez corrente é a seguinte:
Índice de liquidez corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Como podemos notar através da fórmula, seu cálculo é feito a partir dos direitos de curto prazo da empresa, como caixa, estoques, contas a receber e as dívidas de curto prazo, como empréstimos e financiamentos. Se o resultado do índice de liquidez corrente for > 1, significa que a empresa possui meios de honrar com suas obrigações de curto prazo, demonstrando uma folga no disponível. Se o resultado for = 1, significa que os direitos e obrigações de curto prazo são iguais. Já se o resultado for < 1, a empresa poderá apresentar problemas, pois suas disponibilidades são insuficientes para honrar com suas obrigações de curto